Infelizmente, os acidentes com tratores agrícolas e outros equipamentos análogos, utilizados, entre outras atividades na limpeza de espaços florestais, dos quais tem resultado um avultado número de vítimas mortais, são uma constante na imprensa. Na sequência da vaga de incêndios que varreu o país em 2017, nos quais morreram mais de 100 pessoas, começou a ter-se uma particular atenção relativamente à gestão de combustíveis florestais.
Tal como já referi anteriormente, este quadro levou-me a efetuar uma pesquisa tendo encontrado alguns equipamentos, nomeadamente o DELTRAK 2.5. Trata-se de um equipamento extremamente útil, tal como outros disponíveis no mercado, nas operações de limpeza de terrenos, dispensando o recurso a métodos arcaicos, morosos, dispendiosos e perigosos. Esta máquina pode, ainda, ser utilizada no âmbito das operações de combate a incêndios rurais para o estabelecimento e ampliação de faixas de contenção, possibilitando o acesso a determinados locais de outro tipo de equipamentos e contribuindo para a consolidação do perímetro de incêndios nas ações de rescaldo.
Uma opção, entre outras, a ter em linha de conta para algumas estruturas que atuam nesta área, nomeadamente, as empresas especializadas, as autarquias, as equipas de sapadores florestais, o UEPS/GNR e o Exército (Engenharia/RAME).
Sousa dos Santos
Discussão
Ainda sem comentários.