Tal como afirmou Bacelar Gouveia «a segurança que o Estado deve prover como bem público já nada tem de ver com as dimensões clássicas da segurança externa ou interna, mas antes se prende com o que tem sido chamado pelos Estudos de Segurança como “novas seguranças”», onde se inclui a vertente sanitária.
Neste domínio, tem-se levantado a questão da possibilidade de contágio com o Covid-19 nos transportes públicos. Mais uma vez, a “doutrina” divide-se. Recentemente, a Ministra da Saúde afirmou que os transportes públicos não estão associados a nenhum dos novos casos de infeção na região de Lisboa e Vale do Tejo (LVT).
A este propósito, dado que este tema está diretamente relacionado com a nossa segurança e de todos os que nos rodeiam quando utilizamos os transporte públicos, gostaria de chamar a atenção para uma entrevista dada Guilherme Duarte, especialista em saúde pública à RR, onde se põe em causa a visão, na nossa perspetiva, demasiado simplista da Ministra da Saúde.
Parece que estamos de regresso ao tempo da discussão em torno da utilização de máscara pela generalidade da população.
J.M.Ferreira
Discussão
Ainda sem comentários.