Foi recentemente publicado o Balanço Social da Polícia de Segurança Pública (2019). Conforme se pode ler na sua introdução, o conteúdo deste Balanço Social compreende um conjunto de quadros e gráficos com informação estatística e indicadores de gestão relativos aos recursos humanos da PSP no ano de 2019, acompanhados pela correspetiva análise descritiva e comparativa, que visam oferecer um instrumento de apoio à decisão, que dê a conhecer, evidencie e esclareça a informação relevante no âmbito da gestão de recursos humanos nesta força de segurança.
Trata-se de um documento com um acervo de informação muito importante, um instrumento privilegiado de planeamento e de gestão dos recursos humanos, bem como de suporte à tomada de decisão.
Por fim, gostaria de realçar que segundo este balanço, o maior grupo etário na PSP é aquele que tem entre 50 e 54 anos, e a média de idades rondará os 45. Dados que considero bastante preocupantes, mercê das implicações que têm no desempenho do serviço diário e por arrastamento na segurança dos cidadãos nas áreas à responsabilidade desta polícia.
Manuel Ferreira dos Santos
Discussão
Ainda sem comentários.