A Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO – North Atlantic Treaty Organization) foi criada em 1949 reunindo países da Europa e da América do Norte (Canadá e Estados Unidos), unidos pelo compromisso de defesa mútua – um ataque contra um membro é considerado um ataque contra todos.
Em torno desta questão, foi recentemente publicada uma obra, intitulada NATO – Uma História da Aliança Mais Importante do Mundo, da autoria de Sten Rynning. Ao longo das páginas, o autor “traça a história completa da NATO desde as suas origens até ao presente. Ao longo dos seus 75 anos, navegou pelo mar revolto da diplomacia e da dissuasão nuclear da Guerra Fria e aumentou o número de signatários. A aliança tornou-se um garante da paz, mas Rynning explora a forma como o seu complexo funcionamento interno, juntamente com a oposição russa e chinesa, estão a moldar a sua trajetória”.
Tal como se remata na sua apresentação, “numa altura de competição estratégica e de convulsão geopolítica, Rynning oferece-nos uma descrição lúcida da intrincada história da aliança — e pergunta quais poderão ser as suas ambições para o futuro”.
Manuel Ferreira dos Santos

Discussão
Ainda sem comentários.