está a ler...
Segurança

Da importância da segurança

É inegável que existe uma relação de interdependência entre segurança e crescimento económico/desenvolvimento. Isto porque um país seguro, com um quadro jurídico estável e com a criminalidade controlada atrai o investimento, sendo um trampolim indispensável para o desenvolvimento, para a inovação e para o empreendedorismo. Daqui resulta riqueza e oportunidades, estabilidade social e política, com inevitáveis reflexos na segurança. 

Neste contexto desempenham um papel determinante as Forças de Segurança. Sobre esta temática, Bruno Pereira, presidente do Sindicato de Oficiais de Polícia, escreveu um excelente artigo no Expresso, onde estabelece uma relação entre o facto do nosso país ser considerado um destino turístico considerado seguro, o crescimento económico daí resultante e o papel que as Forças de Segurança têm neste domínio.

Porque se relaciona com esta questão, não poderíamos deixar de mencionar uma entrevista dada por Carlos Tavares ao Observador, onde alertou para  a nossa dependência face ao turismo. Afirmou que devemos ter uma outra ambição para nosso país mais do que este de ser unicamente um sítio onde se pode passar boas férias, com um bom serviço e boa segurança”. Sinalizou ainda a necessidade de “proteger a coesão da nossa sociedade, que é o fundamento da segurança que temos neste país, e promover a educação científica. Para que uma boa educação científica com boas infraestruturas, num país seguro com uma qualidade de vida muito elevada, se possa tornar num centro de criação de valor”. Mais uma vez a segurança associada à economia e aos frutos que o país daí pode colher.

Logo, e na linha daquilo que defende Bruno Pereira, tendo em conta que a importância do fator segurança, é necessário que as Forças de Segurança mercê da sua missão e das respetivas atribuições deixem de ser consideradas um “parente pobre” ou um “guarda chuva” do qual só nos lembramos quando é necessário. Isso, tal como já referimos, só se consegue com o investimento em várias vertentes (v.g. vencimentos, instalações dignas, meios) de onde certamente resultará a dignificação profissional e por arrastamento a atratividade.

L.M.Cabeço

Discussão

Ainda sem comentários.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

WOOK