De acordo com os dados disponibilizados pela Associação Portuguesa de Ciências Forenses, decorrerá de 04 a 05 dezembro de 2025 o VII Congresso da Associação Portuguesa de Ciências Forenses, o qual “procura ser um ponto de partida para reformular a prática pericial, o ensino, e a investigação forense, sejam estes realizados quer no âmbito público ou privado”.
O congresso visa ainda promover a inovação pericial através da revisão por pares de práticas forenses empíricas, muitas vezes carentes de evidência científica, e do desenvolvimento de mecanismos de certificação para especialistas forenses, incluindo um código de ética robusto. Além disso, visa explorar o potencial da inteligência artificial como ferramenta de apoio aos tribunais e destacar o contributo da Ciência Forense para o avanço de outras áreas, como as ciências da saúde, da vida, sociais e do comportamento”.
Para o efeito, “o evento contará com uma variedade de palestras e mesas-redondas, conduzidas por especialistas de reconhecido mérito científico nas subespecialidades forenses”.
Assim, o VII Congresso da Associação Portuguesa de Ciências Forenses será um acontecimento crucial para esta área em Portugal.
Pedro Murta Castro

Discussão
Ainda sem comentários.