está a ler...
geopolítica, Relações Internacionais

Duas sugestões de leitura

Vivemos hoje uma das situações geopolíticas mais perigosas dos tempos modernos, repleta de incertezas. 

O Divórcio das Nações

A primeira sugestão é O Divórcio das Nações, da autoria de João Vale de Almeida, em pré-lançamento.O Divórcio das Nações   

Este livro, escrito por um dos diplomatas europeus mais proeminentes, responde a questões que nos inquietam num estilo acessível, com uma linguagem mais jornalística que académica, enriquecido por décadas de experiência em Bruxelas, Washington, Nova Iorque e Londres. O embaixador João Vale de Almeida explica-nos como os países têm caminhado sonâmbulos em direção ao «divórcio das nações» e quais os passos que podemos dar para remediar a situação. O autor partilha, com detalhes de bastidores, comentários pessoais sobre figuras que observou de perto, como Barack Obama, George W. Bush, Tony Blair, Boris Johnson, Angela Merkel, Nicolas Sarkozy, Emmanuel Macron, Hu Jintao e Donald Trump. Revela também as inúmeras vezes em que participou em encontros com Vladimir Putin, e os primeiros sinais de alerta e queixas que o líder russo manifestou, bem antes da invasão da Ucrânia em 2022.

Ao longo das páginas, o autor consegue transmitir a sensação de um sistema internacional em erosão, marcado por desconfiança, fragmentação e perda de mecanismos de coordenação.

O Plano - Projeto 2025

A segunda, O Plano – Projeto 2025. A «Bíblia» de Trump para Transformar a América e o Mundo deO Plano David A. Graham, em pré lançamento. O livro aborda o denominado Projeto 2025, um documento de quase mil páginas criado pela Heritage Foundation que delineia um plano radical para uma possível segunda presidência de Donald Trump.

Trata-se de uma obra incisiva e bem documentada que traz à tona as bases institucionais e ideológicas de um plano conservador radical para remodelar os EUA. Apesar de um possível exagero interpretativo, é uma leitura essencial para quem quer compreender os desafios contemporâneos da democracia nos EUA.

Manuel Ferreira dos Santos

Discussão

Ainda sem comentários.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

WOOK