está a ler...
Justiça, Segurança

Envelhecimento e violência

EviolênciaEm 24/07/2014, o DN online publicou uma notícia onde se referia que nos primeiros seis meses deste ano, o Distrito Judicial de Lisboa registou 87 casos de maus tratos a idosos, o que constitui um aumento de 85% face ao período homólogo anterior.

O projeto Envelhecimento e Violência (2011-2014), financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, é coordenado pelo Departamento de Epidemiologia do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, IP e tem como entidades parceiras: o CESNOVA da Faculdade Ciências Sociais e Humanas da UNL (CESNOVA/FCSH); o Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses, IP (INMLCF, IP); a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV); o Instituto da Segurança Social, IP (ISS, IP); e a Guarda Nacional Republicana (GNR).

Este projeto pretendeu estimar o número de vítimas de violência na população com 60 e mais anos residente em Portugal: estimou-se que 12,3% da população com 60 e mais anos foi vítima de, pelo menos, uma conduta de violência, por parte de um/a familiar, amigo/a, vizinho/a ou profissional remunerado/a.

Daqui resultou uma publicação, intitulada Envelhecimento e Violência, a qual se desdobra em três capítulos. No primeiro descrevem-se as várias fases do processo e as opções teóricas e metodológicas, depois apresentam-se os principais resultados do estudo populacional sobre a violência, em seguida os resultados do inquérito presencial às vítimas de violência referenciadas pelas entidades parceiras do projeto, no final apresentam-se diversas recomendações em função dos resultados alcançados.

Manuel Ferreira dos Santos

Discussão

Ainda sem comentários.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

WOOK