está a ler...
Cibersegurança, Segurança

Inteligência artificial

A Inteligência Artificial (IA) é a combinação de algoritmos projetados para criar máquinas que tenham asWook.pt - A Era da Inteligência Artificial mesmas capacidades que o ser humano, tomando decisões, resolvendo problemas,  executando tarefas, tentando simular o pensamento lógico, ou imitar o comportamento humano. 

A IA tem-se vindo a consolidar como uma ferramenta essencial em vários domínios e como não poderia deixar de ser também se tem vindo a implantar na segurança (v.g. fornecendo informação, cruzando dados, detetando violações de segurança, identificando pessoas), tal como na justiça e na defesa.

Wook.pt - Inteligência ArtificialPara uma melhor compreensão deste tema em sentido amplo recomendamos a leitura de um livro:A Era da Inteligência Artificial e o nosso futuro humano”. Nesta obra Henry A Kissinger, Daniel Huttenlocher e Eric Schmidt revelam o impacto da IA no conhecimento, na política e nas sociedades em que vivemos, e apresentam-nos a uma era marcada pela coabitação entre humanos e a IA que começa agora a despontar. 

Numa outra perspetiva, sugerimos a leitura de “Inteligência Artificial entre a utopia e a distopia, alguns problemas jurídicos”, da autoria de Mafalda Miranda Barbosa. Wook.pt - A Era do Capitalismo da Vigilância

Finalmente, não poderíamos deixar de mencionar a última obra de Shoshana Zuboff, “A Era do Capitalismo da vigilância”, onde nos  revela aquilo a que chama capitalismo da vigilância, um projeto global de modificação do comportamento que ameaça transformar a natureza humana no século XXI, do mesmo modo que o capitalismo industrial alterou o mundo natural do século XX. Pois, da nossa atividade nas redes sociais, nos motores de busca, nos diversos equipamentos que utilizamos, através do recurso à inteligência artificial e aos especialistas, são extraídos dados que permitem uma previsão dos nossos comportamentos, o que pode ser utilizado para os mais variados fins.

Três leituras de inquestionável importância para compreender este admirável mundo novo.

Pedro Murta Castro

Discussão

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

WOOK

%d bloggers like this: