está a ler...
Defesa Nacional, Forças Armadas

Defesa Nacional e Forças Armadas

Wook.pt - Defesa Nacional e Forças ArmadasMercê do conflito que decorre na Ucrânia, a Defesa Nacional, as Forças Armadas e um conjunto de temas conexos saltaram para a ribalta. E até o serviço militar obrigatório, uma questão tabu, entrou em discussão, tendo a ministra da Defesa Nacional afirmado que «”não tem sentido reinstituir um serviço militar obrigatório”, defendendo que esse sistema “não responde às necessidades estratégicas” das Forças Armadas, que precisam de “militares qualificados”, com “tecnicidade».

Por sua vez, Henrique Raposo escreveu no Expresso que o serviço militar obrigatório ou cívico serve para rebentar a bolha social e individual dos jovens e abri-los à ideia de servirem os outros nem que seja só por seis meses ou um ano, o ano charneira das suas vidas entre a escola e a vida adulta”.

Maria João Avillez, no Observador, refere-se à gravidade da situação em qualquer dos três ramos das Forças Armadas, “aludindo a uma desgraçada soma de falhas, faltas, erros, nomeações, omissões e demissões” e a “uma ferida que gangrena o tecido militar”.

Assim, para uma melhor compreensão desta temática, deixada ao abandono durante largos anos numa arrecadação esconsa, recomendamos a leitura de um livro recentemente publicado, da autoria de Jorge Bacelar Gouveia, intitulado Defesa Nacional e Forças Armadas.

Sousa dos Santos

Discussão

Ainda sem comentários.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

WOOK