Da autoria do Major-General Filipe Arnaut Moreira foi recentemente publicada uma obra intitulada “O Domínio do Poder”. Trata-se de uma personalidade perfeitamente conhecida do grande público, mercê
das suas constantes aparições nos ecrãs televisivos onde tem comentado a invasão russa da Ucrânia e mais recentemente o conflito israelo-palestiniano. Major-General desde 2010, desempenhou funções no Ministério da Defesa Nacional de subdiretor-Geral de Política de Defesa Nacional e de chefe do Gabinete do Ministro da Defesa Nacional, comentador e professor de geopolítica e geoestratégia,. Foi diretor de Comunicações e Sistemas de Informação do Exército entre 2013 e 2016.
Refere-se na apresentação da obra que “todos os dias mergulhamos nas notícias da atualidade e percebemos que vivemos num mundo complexo, imprevisível, perigoso, regido por novas regras, onde os tratados internacionais e as instituições de referência se tornaram menos relevantes. Um mundo que nem sempre compreendemos”. Arnaut Moreira “pretende dar ao leitor uma visão sistematizada, global e aprofundada das grandes questões internacionais do nosso tempo: da Guerra na Ucrânia à competição entre os Estados Unidos da América e a China, do Sul insatisfeito aos desafios das migrações, das personalidades influenciadoras aos movimentos Woke, do ciberespaço às ameaças globais ao Planeta”.
“Dividida em três partes, esta obra começa por apresentar-nos os atores, as suas razões e motivações, as causas, os mecanismos que impulsionam as relações internacionais e as ferramentas para a análise geopolítica. Segue-se uma análise das grandes questões internacionais do nosso tempo, numa perspetiva de competição por recursos e influência, e o aparecimento de crises e conflitos nos patamares regional e global. Terminando com um desafio para uma nova abordagem geopolítica, menos centrada na competição e no conflito e mais assertiva relativamente às ameaças globais aos bens comuns da Humanidade. Inclui mapas explicativos e algumas imagens de apoio às temáticas abordadas”.
Manuel Ferreira dos Santos

Discussão
Ainda sem comentários.