O mundo digital oferece uma vasta gama de oportunidades e benefícios. Contudo, esta interconexão comporta riscos e desafios para a segurança interna e para a defesa nacional cada vez mais sofisticadas e frequentes, as quais exigem que o cidadão, as organizações e os governos se adaptem, por um lado, para enfrentar este problema e por outro, para daí retirarem vantagens.
Da autoria de Teresa Rodrigues e João Estevens, foi recentemente publicada uma obra que consideramos de leitura indispensável para uma melhor compreensão do mundo atual: Preparar o Futuro – A transição digital na segurança e defesa.
Trata-se de “um manual agregador que sumaria o estado da arte neste campo tão relevante e atual, convocando um conjunto de autores para pensar os desafios existentes. Assim, analisam-se os conceitos, os enquadramentos legais, as práticas e as estratégias existentes no contexto de diferentes instituições e organizações”. “Cobre as transformações nos domínios da cibersegurança e da ciberdefesa, o desenvolvimento de armamento e a estratégia, os modelos de policiamento, a investigação criminal, a manipulação da informação, o controlo de fronteiras, entre outros”.
Finalmente, “um contributo para o debate acerca da segurança e defesa em Portugal, partindo da centralidade do ciberespaço e da disrupção das transformações tecnológicas que se avizinham num futuro próximo”.
Manuel Ferreira dos Santos

Discussão
Ainda sem comentários.