está a ler...
Segurança

Sentimento de insegurança

ECrimAo longo dos últimos tempos têm vindo a surgir várias notícias relativas ao aumento do sentimento de insegurança em determinadas zonas do país e à falta de policiamento. Já, por várias vezes nos debruçámos sobre estas questões, bastando para o efeito consultar a nossa caixa de pesquisa. 

Reiteramos que relativamente ao sentimento de insegurança, temos que ir para lá das notícias repetidas até à exaustão (frequentemente de cariz alarmista) e das estatísticas criminais despejadas anualmente no Relatório de Segurança Interna, e realizar inquéritos de vitimação, solucionar o problema das cifras negras e cinzentas, obtendo-se uma imagem mais próxima da realidade.

A este propósito, Valentina Marcelino (DN) escreveu um excelente artigo que merece (como sempre) uma leitura atenta e onde aconselha que se deixem as estatísticas no gabinete e se contate com a realidade.

Há vida para além das estatísticas, as quais apenas nos dão uma visão parcial, podendo-se assim chegar a conclusões que estão desfasadas, o que tem implicações no tipo abordagem.

L.M.Cabeço

Discussão

Ainda sem comentários.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

WOOK