está a ler...
Criminologia, Justiça, Segurança

Delinquência juvenil

A delinquência juvenil não é um fenómeno isolado. Resulta de vários fatores, nomeadamente: desigualdade material e falta de oportunidades, problemas familiares, insucesso escolar, convivência com grupos de delinquentes (gangues), consumo de substâncias e exposição à violência. Delinquência Juvenil

Esta temática consta do último Relatório Anual de Segurança Interna, referindo-se aí que se mantém uma tendência de subida desde 2021, com um acréscimo de 12,5%.

Sobre esta questão foi recentemente publicado um livro da autoria de Margarida A. Santos, Carla Sofia Cardoso e Gilda Santos, destinado, especialmente, a estudantes, académicos e profissionais das áreas da Criminologia, Psicologia, Direito, Serviço Social e Educação, este livro disponibiliza ferramentas concretas para pensar e agir face à delinquência juvenil de forma informada, crítica e transformadora, incidindo sobre as seguintes vertentes:

  • Comportamento antissocial;
  • Conceitos e teorias desenvolvimentais;
  • Fatores de risco e de proteção, e desistência do comportamento antissocial e delinquente;
  • Questões éticas no estudo e na intervenção com crianças e jovens;
  • Estudos empíricos e metodologias de investigação;
  • Tipologias e avaliação científica de programas dirigidos à prevenção deste fenómeno;
  • Programas de prevenção de comportamentos antissociais em contextos como a família, a escola e o sistema de justiça.

Uma leitura indispensável para uma melhor compreensão deste problema.

Sousa dos Santos

Discussão

Ainda sem comentários.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

WOOK