O Grupo de Intervenção de Operações Especiais (GIOE) faz parte da orgânica da Unidade de Intervenção (UI) da Guarda Nacional Republicana (GNR). Esta subunidade destina-se a atuar em situações de alta complexidade e risco, como combate à criminalidade violenta e organizada, operações de contraterrorismo, resolução de incidentes críticos e intervenção tática em cenários de elevada perigosidade.
Sobre esta temática foi recentemente publicada uma obra da autoria de José Augusto do Vale Faria, intitulada GIOE – Sempre Prontos.
Tal como consta do respetivo prefácio, “ao longo deste livro podemos confirmar o crescimento e evolução do GIOE, que sendo o último nível de emprego operacional da GNR, que significa que são aqueles homens com melhor treino e formação para fazerem face às situações securitárias mais complexa e de maior risco, sem nunca deixarem de respeitar os Direitos Humanos e consequentemente as regras do uso da força”.
GIOE – Sempre Prontos revela-se uma obra essencial para compreender não apenas a história e evolução desta unidade de elite da GNR, mas também o rigor, a exigência e o sentido de missão que moldam a sua atuação, tendo-se acesso privilegiado a uma realidade habitualmente pouco conhecida do público.
Uma oportunidade única de conhecer por dentro esta força especial, e ao mesmo tempo um convite claro à aquisição e leitura atenta desta obra indispensável.
Sousa dos Santos

Discussão
Ainda sem comentários.