está a ler...
Segurança

O Precariado

PrecariadoFoi lançado em setembro, pela Editorial Presença, uma obra intitulada “O Precariado”, da autoria de Guy Standing. Conforme aí se refere, o termo «precariado» surge na década de 1980 através da combinação do adjetivo «precário» e do substantivo «proletariado». Designa uma classe emergente constituída por um número cada vez maior de pessoas que enfrentam vidas profissionais regidas pela insegurança. Movendo-se por entre trabalhos temporários que acrescentam pouco significado e sentimento de pertença e realização pessoal às suas vidas, os membros desta classe sentem-se frustrados e revoltados e, argumenta o autor, têm o potencial de provocar instabilidade na sociedade. Não sendo uma classe organizada, poderão deixar-se seduzir por correntes políticas extremistas.

Trata-se de uma obra relevante e pertinente que faz uma análise sólida das características deste grupo e apresenta uma reflexão política e socioeconómica da nova ordem social global.

Assume, por isso, um papel de contributo essencial para a compreensão do mundo atual e das implicações que este fenómeno pode ter em todos os domínios.

Manuel Ferreira dos Santos

Discussão

Ainda sem comentários.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

WOOK