Foi recentemente apresentada e publicada no site da Guarda Nacional Republicana (GNR) a Estratégia 2020 desta força de segurança de natureza militar, constituída por militares organizados num corpo especial de tropas e dotada de autonomia administrativa.
Como aí se refere, trata-se de um documento dirigido à sociedade portuguesa, centrado num desafio de cariz imperativo: fazer mais com menos, tratando-se de um instrumento valioso para todos os que pretendem contribuir para tornar a Guarda “ÚNICA”.
Para o efeito. tem sempre em linha de conta três vertentes, as pessoas, os movimentos e o território, desdobrando-se em oito partes:
- Origem e história;

- Contexto e finalidade;
- Análise SWOT;
- Formulação estratégica;
- Mapa estratégico;
- Linhas de orientação estratégica;
- Objetivos estratégicos;
- Operacionalização da estratégica da Guarda.
Em face do exposto, convidam-se todos os interessados nos assuntos da SEGURANÇA (onde incluo os acérrimos críticos das forças de cariz gendármico) a ler este documento estratégico, o qual tem duas versões, uma integral e outra newsletter.
Para terminar, convém referir que a Polícia de Segurança Pública (PSP) procedeu à publicação das suas Grandes Opções Estratégicas 2013-2016, devido à necessidade desta força de segurança adoptar uma mudança efetiva de paradigma de gestão.
G. Lopes

Discussão
Ainda sem comentários.