Anúncios
está a ler...
Saúde

Saúde mental

De acordo com a Direção Geral de Saúdeos distúrbios psiquiátricos e os problemas de saúde mental relacionados com a saúde em geral tornaram-se a principal causa de incapacidade para a atividade produtiva e uma das principais causas de morbilidade e morte prematura em todo o mundo”.

Wook.pt - Quando a Mente Adoece Ricardo Gusmão, coordenador português da Aliança Europeia Contra a Depressão, afirmou em 2011 quePortugal é o país da Europa com maior taxa de depressão e o segundo maior do mundo, mas estima-se que um terço das pessoas com perturbações mentais graves não esteja tratada” facto confirmado no Plano Nacional de Saúde Mental.

Ainda recentemente a Organização Mundial de Saúde alertou para a gravidade do problema e para as suas implicações em várias vertentes (saúde, social, económica, direitos humanos).

Neste contexto, um artigo publicado esta semana no Público chamou-me a atenção para um livro intitulado “Quando a Mente Adoece – Uma Introdução à Psiquiatria e Saúde Mental”, da autoria de Pedro Afonso, especialista na área da Psiquiatria.

Ao longo desta obra, o autor trata desta questão e ao mesmo tempo esclarece, os leitores, numa linguagem simples, “acerca da saúde mental e das fragilidades a que ela está sujeita no mundo em que vivemos”. De salientar a análise à interação entre as novas tecnologias e a vida social, e as ameaças à saúde mental daí resultantes.

Pedro Murta Castro

Anúncios

Discussão

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Anúncios

WOOK

%d bloggers like this: