Anúncios
está a ler...
Segurança

Espionagem

O Sistema de Informações da República Portuguesa (SIRP) é composto por dois serviços de informações, o Serviço de Informações Estratégicas de Defesa (SIED) e o Serviço de Informações de Segurança (SIS). A estes serviços incumbe assegurar, no respeito da Constituição e da lei, a produção de informações necessárias à preservação da segurança interna e externa, bem como à independência e interesses nacionais e à unidade e integridade do Estado.

Nos últimos tempos várias questões têm assolado o SIRP, nomeadamente a tentativa de alteração da legislação, bem como a fixação dos limites da fronteira do “proibido e do permitido”, em termos de relacionamento entre o “público e o privado” de molde a contornar situações de promiscuidade, mas também se instalou a polémica em torno do recurso a determinado tipo de tecnologias no exercício da atividade dos serviços que integram o sistema.

A propósito desta última questão foi publicado recentemente um livro de Stephen Grey, intitulado “A Nova Espionagem Mundial”, onde este refere que o fator humano deste ofício de espiar está novamente a ser utilizado para combater os inimigos mais mortíferos do mundo.

A importância deste Sistema é atestada Pedro Cardoso, dado que segundo este especialista na matéria “a qualidade da ação política de um país depende em larga medida do rigor dos conhecimentos em que se baseia e uma parte muito significativa desse conhecimento é obtida através dos Serviços de Informações de que o país disponha”.

 L.M.Cabeço

Anúncios

Discussão

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Anúncios

WOOK

%d bloggers like this: