Anúncios
está a ler...
Segurança

“Ser Jamaica” e “ser Polícia”

Mercê de um conjunto de acontecimentos recentes, não poderia deixar de aludir a um texto de opinião intitulado “É fácil bater na polícia”, da autoria do juiz Manuel Soares.

Começa por mencionar um episódio em que o polícia hesitou ao ouvir a seguinte frase:“Bófia de merda, eu a ti vou-te chinar o pescoço”. Essa vacilação conduziu-o à urgência do hospital, sem que tivesse sido abertura de telejornal. Isto porque, “estamos formatados para culpar o polícia que pisa o risco; não para sermos solidários com o polícia que sofre violência”. Acresce que o polícia vive num dilema permanente, “se actua com diplomacia, arrisca levar uns murros ou pior. Se é mais prevenido e usa a força, o mais certo é acabar nas bocas do mundo acusado de brutalidade. Duma maneira ou doutra, a probabilidade do polícia apanhar é grande”.

De seguida, analisa o que se passou no Bairro da Jamaica, Seixal: a intervenção policial, a postura de alguns moradores, as condições miseráveis do bairro, os aproveitamentos que seguiram e a visita do Presidente da República. Fá-lo recorrendo ao conhecimento que tem daquela zona, pois foi ali juiz durante largos anos.

Quase a findar traz à colação algumas das dificuldades com que se deparam os polícias, nomeadamente os magros vencimentos (quase a serem nivelados pelo ordenado mínimo), as mortes em serviço, as agressões, os suicídios, a necessidade de uma segunda atividade profissional (com tudo o que isso implica), o recurso às pensões “manhosas” e aos carros para descansarem durante o tempo que a escala lhes deixa livre.

Termina com o seguinte parágrafo: “Se um Estado solidário não pode permitir bairros Jamaica, um Estado decente, que leva a sério a sua autoridade, também não pode tratar assim os polícias. É muito fácil bater-lhes. Mas não nos ficava mal dedicar-lhes também, de vez em quando, algum afecto”.

Manuel Ferreira dos Santos

Anúncios

Discussão

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Anúncios

WOOK

Anúncios
%d bloggers like this: