está a ler...
Saúde, Segurança

Coronavírus (2019-nCoV)

coronavirus illustrationO tema do coronavírus (2019-nCoV) domina o panorama noticioso. Começou por ser algo a que não se deu grande importância. Recorde-se que ainda no dia 15/01/2020, a DGS considerava que o vírus detetado na China não era causa para alarme. Entretanto, o discurso mudou, começando-se a transmitir conselhos,  pedindo-se “tranquilidade” e garantindo que “as autoridades estão atentas”.

Neste momento, a China regista mais de 100 mortos e de 4.000 infetados, havendo relatos de casos de infeção em Macau, Hong Kong, Taiwan, Tailândia, Japão, Coreia do Sul, Estados Unidos, Singapura, Vietname, Nepal, Malásia, França, Alemanha, Austrália e Canadá.Distribution of confirmed cases of 2019-nCoV by country and region

Além de todas as medidas preventivas que estão em curso, trabalha-se no desenvolvimento de uma vacina que se pensa estar apta a ser testada no espaço de 40 dias, ao mesmo tempo tudo aponta para que o pico do surto aconteça entre uma semana a 10 dias.

A Organização Mundial de Saúde, o Centers for Disease Control na Prevention (CDC) e o European Centre for Disease Prevention and Control colocaram ao dispor do público em geral um acervo informacional sobre este tema, bem como mapas interativos que nos dão a panorâmica da evolução do coronavírus a nível mundial.

Além disso, a DGS emitiu a Orientação nº 002/2020 de 25/01/2020 – Infeção pelo novo Coronavírus (2019-nCoV), e no Portal das Comunidades informa-se que nas presentes circunstâncias, desaconselham-se neste momento, e até que a situação atual seja revista pelas autoridades chinesas, viagens não essenciais à China, não apenas pelos eventuais riscos de saúde mas também pelas presentes limitações na circulação dentro do país.

Por fim, e não obstante um conjunto de problemas que afeta o SNS, a titular da pasta da Saúde veio sossegar o país afirmando que os hospitais estão preparados para lidar com eventual epidemia.  Tenho tanto receio que a epidemia nos entre pelas portas dentro como deste tipo de certezas.

Pedro Murta Castro

Discussão

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

WOOK

%d bloggers like this: