está a ler...
Cibersegurança

Cibersegurança

A cibersegurança consiste no conjunto de medidas e ações de prevenção, monitorização, deteção, reação, análise e correção que visam manter o estado de segurança desejado e garantir a confidencialidade, integridade e disponibilidade da informação, das redes digitais e dos sistemas de informação no ciberespaço, e das pessoas que nele interagem.

Em torno desta temática foi recentemente publicado um livro intitulado Cibersegurança (também disponível na versão ebook), mencionando-se na sua apresentação que “os ciberataques a empresas e indivíduos continuam a aumentar e crescem não só em número mas também em força. Mesmo que ache que a sua empresa tomou todos os cuidados para prevenir um ataque, nenhuma empresa, indivíduo ou Estado está a salvo. A Cibersegurança não é mais uma tarefa exclusiva dos especialistas em tecnologia. Melhorar e aumentar as práticas de segurança para identificar atividades suspeitas é responsabilidade de todos, quer estejam na sala da administração ou na do descanso”.  No final da obra levanta-se a hipótese de para o bem e para o mal, o futuro da cibersegurança poder estar na Inteligência Artificial.

Algumas notícias recentes ilustram a importância da questão em apreço. Ainda ontem, o Expresso referiu que piratas informáticos norte coreanos e russos terão tentado aceder aos sistemas dos laboratórios farmacêuticos ligados ao desenvolvimento da vacina e de tratamentos para a covid-19. Por seu turno, um ´hacker` que trabalhou anteriormente para a empresa de pagamentos na Internet Stripe, para a Google e para o Departamento de Defesa dos Estados Unidos, na Agência de Pesquisa e Projetos Avançados de Defesa (DARPA), foi contratado pelo Twitter para ser o chefe de segurança da empresa. Esta contratação ocorre depois de em julho deste ano, terem sido “pirateadas” 130 contas no Twitter, incluindo as de várias celebridades, Joe Biden, Barack Obama, Bill Gates, Elon Musk e Jeff Bezos. Por fim, a Polícia Federal brasileira identificou Portugal como sendo a origem de um ataque cibernético ao sistema informático do Tribunal Superior Eleitoral do Brasil.

Tal como informa o Centro Nacional de Cibersegurança, o sucesso da segurança do ciberespaço passa pela promoção de uma cultura de segurança que proporcione a todos o conhecimento, a consciência e a confiança necessários para a utilização dos sistemas de informação, reduzindo a exposição aos riscos do ciberespaço. É fundamental informar, sensibilizar e consciencializar não só as entidades públicas e as infraestruturas críticas, mas também as empresas e a sociedade civil. Por outro lado, importa que o país se dote de recursos humanos qualificados para lidar com os complexos desafios da segurança do ciberespaço”.

L.M.Cabeço

Discussão

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

WOOK

%d bloggers like this: