está a ler...
Justiça, Segurança

O filão do paládio

Ao consultar os sites da especialidade facilmente constatamos que o preço/grama do paládio, neste momento, ultrapassa quase em dobro o do ouro. Este metal, conjuntamente com a platina e o ródio (também eles muito valiosos), são utilizados nos catalisadores dos veículos.Catalisador

Perante este quadro, não é de estranhar que nos últimos tempos o furto destes componentes tenha vindo a aumentar, sendo uma referência quase diária na imprensa. Acresce que existe ainda a possibilidade de instalação dos catalisadores furtados noutras viaturas por parte de profissionais menos escrupulosos. Um verdadeiro filão. 

Se tivermos em linha de conta que a justiça portuguesa é tradicionalmente lenta e benevolente, arriscando-se a vítima a sair da sala de audiências com o sentimento de culpa pelo facto do seu carro ter um equipamento com metais tão valiosos, sendo o arguido mandado à sua vida com uma pena suspensa simbólica porque não tem antecedentes criminais e está bem inserido socialmente, é melhor apostar na prevenção, para tal:

  • Estacione o veículo em zonas bem iluminadas, com movimento, sujeitas a videovigilância, junto a obstáculos naturais ou urbanísticos que dificultem a operação de remoção do catalisador;
  • Feche a porta da garagem;
  • Marque o catalisador (VIN);
  • Instale um alarme e um dispositivo antifurto (se tal for admissível).

Duas notas finais. Cada sociedade, em dado momento histórico, gera o seu tipo de crime, o qual vai marcando o seu quotidiano, de onde resulta a necessidade de o conhecer em profundidade para que se possa reagir convenientemente. Além disso, a responsabilidade pela prevenção do crime não incumbe apenas ao Estado mas a todos os cidadãos, os quais dentro do limite das suas possibilidades são parte integrante do sistema preventivo.

Pedro Murta Castro

Discussão

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

WOOK

%d bloggers like this: