está a ler...
Defesa, Forças Armadas

Forças especiais

São denominadas forças especiais, ou forças de operações especiais, as unidades militares treinadas paraWook.pt - A História Secreta das Forças Especiais operações especiais, ou seja, atividades militares conduzidas por forças especialmente designadas, organizadas, selecionadas, treinadas e equipadas usando técnicas e modos de emprego não convencionais. São grupos de elite, versáteis e discretos, treinados para cumprir as missões mais perigosas e secretas – dentro e fora de cada país.

Em Portugal, o Corpo de Fuzileiros (forças especiais da Marinha) está vocacionado para a realização de operações anfíbias, reconhecimento costeiro, abordagem em alto mar, segurança de navios de guerra e defesa de instalações navais. Por sua vez, o Exército Português possui três Tropas Especiais, Comandos, Operações Especiais e Paraquedistas, munidas de elevada capacidade técnica e tática, grande flexibilidade de emprego e elevado estado de prontidão. Também as Forças de Segurança, Guarda Nacional Republicana e Polícia de Segurança Pública, dispõem de forças especiais vocacionadas para o cumprimento da sua missão, atuando no âmbito do seu quadro de atribuições.

Da autoria de Eric Denécé,  um dos maiores especialistas internacionais sobre o tema (vários livros publicados sobre geopolítica, operações especiais e serviços secretos), foi recentemente publicado um livro intitulado  “A História Secreta das Forças Especiais – O poder e a importância das tropas de elite no nosso mundo “.

Ao longo das páginas, Denecé explica as bases do recrutamento e do treino dos operacionais, a preparação psicológica e o equipamento técnico ao dispor e como têm um papel preponderante no mundo atual.

Uma leitura indispensável para melhor compreender este tipo de forças militares, as quais têm sido utilizadas nos conflitos mais marcantes da nossa História e que estão na vanguarda na luta contra o terrorismo.

Sousa dos Santos

Discussão

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

WOOK

%d bloggers like this: