está a ler...
Proteção Civil

Incêndios – relatórios 2022

De acordo com o ICNF, neste momento, a área ardida já ultrapassa os 7000 hectares, ao mesmo tempo os Bombeiros criaram um comando nacional próprio à revelia do Governo, como se isto não bastasse prevê-se que o próximo verão na Europa pode ser igual ao do ano passado. ume

Em torno deste temática, estão disponíveis os seguinte relatórios no site da AGIF que certamente permitirão uma melhor compreensão desta dinâmica:

  • Relatório Síntese das Lições Aprendidas – Análise Incêndios Rurais 2022. Este estudo foi elaborado no âmbito da Subcomissão Nacional de Lições Apendidas do SGIFR, tendo participado a AGIF, ANEPC, EMGFA, GNR, ICNF, IPMA, LBP e a PJ. Identifica 45 medidas corretivas a implementar no Sistema pelas entidades responsáveis, num Programa de Ação, com a indicação de prazos para implementação, nomeadamente 2023 e 2024.
  • Relatório do Grupo de Peritos dos Incêndios Rurais 2022. Recomenda um equilíbrio do esforço entre o dispositivo que protege as pessoas e o que protege a floresta, o que exige recursos especializados e formados. Recomenda que se acelere a execução dos projetos do Programa Nacional de Ação (valorizar e cuidar) e uma maior celeridade operacional na execução das Faixa de interrupção de combustível FICC/FGC/mosaicos, fogo controlado e um comando qualificado para eventos complexos (Comando, Planeamento, Logística e Supervisão), além de um ajuste dos Programas Aldeia Segura/Pessoas Segura. Também refere a utilização criteriosa dos meios aéreos e do fogo, enquanto ferramentas de supressão (dada a relevância dos custos e eficácia potencial) e o registo e gestão da informação (localização de meios terrestre e áreas). Ao nível do pós-fogo, recomenda a desburocratização da resposta e propõe a constituição de uma equipa de estabilização de emergência de recuperação de áreas ardidas.

Sousa Santos

Discussão

Ainda sem comentários.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

WOOK