está a ler...
Segurança

Novas Tecnologias de Segurança nas Infraestruturas Críticas em Portugal

De acordo com a legislação em vigor, considera-se Infraestrutura crítica, a componente, sistema ou parte deste que é essencial para a manutenção de funções vitais para a sociedade, a saúde, a segurança e o bem-estar económico ou social, e cuja perturbação do funcionamento ou destruição teria um impacto significativo, dada a impossibilidade de continuar a assegurar essas funções.

O funcionamento das infraestruturas críticas pode ser posto em causa de variadas formas, quer de génese natural (v.g. inundação), quer antrópica (v.g. acidente industrial, atentado terrorista, furto); variando os efeitos das entropias possíveis entre uma simples perturbação (corte temporário do abastecimento de energia eléctrica) e a destruição total, afetando apenas uma infraestrutura ou gerando um efeito dominó com sérias implicações em vários sectores vitais.

A este propósito, o OSCOT em parceria com a Microsegur, vai realizar no próximo dia 28 de novembro na Culturgest em Lisboa uma conferência sobre o ecossistema das infraestruturas críticas. Desta vez sobre o tema das Novas Tecnologias de Segurança nas Infraestruturas Críticas em Portugal.

Convém realçar que no contexto atual, a questão das infraestruturas críticas merece uma especial atenção devido a um conjunto diversificado de ameaças, riscos e vulnerabilidades, de onde pode resultar a sua inoperacionalidade e por arrastamento danos materiais e humanos de maior ou menor vulto.

Sousa dos Santos

Discussão

Ainda sem comentários.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

WOOK