Anúncios
está a ler...
Catástrofes, Segurança

Incêndios – Formação dos Bombeiros

No verão passado, aquando das trágicas mortes dos bombeiros ocorridas na sequência dos incêndios florestais que varreram Portugal, levantou-se a questão da sua formação.

incaramuloO presidente da Liga dos Bombeiros a propósito destes funestos acontecimentos afirmou que «a função de alto risco cumprida pelos bombeiros exige que estejam preparados a vários níveis, “e os bombeiros estão-no de facto”». Tendo ainda referido que os bombeiros mortos «em combate tinham conhecimento do perigo que corriam “pela formação que recebem” e sublinhou que os jovens desta equipa (Bernardo Figueiredo e Ana Rita Pereira, os dois bombeiros que morreram no fogo do Caramulo) eram comandados por um dos melhores formadores de combate aos fogos florestais que temos em Portugal».

Posteriormente, o relatório elaborado sobre esta temática pela equipa do professor Xavier Viegas, da Universidade de Coimbra, por solicitação do Ministério da Administração Interna (MAI), veio recomendar uma melhor formação dos Bombeiros, nomeadamente em matérias relacionadas com o comportamento do fogo.

Neste domínio, foram publicados em 20/03/2014:

Considerando-se como formação o conjunto dos cursos e módulos cuja frequência é exigida para a nomeação em cargos de comando, para o ingresso nas carreiras de oficial bombeiro, de bombeiro voluntário e de bombeiro especialista, para o acesso nas carreiras de oficial bombeiro e de bombeiro voluntário, bem como os que se destinam ao aperfeiçoamento técnico do pessoal.

Espera-se que estes dois instrumentos legais contribuam para a melhoria da formação e da articulação dos bombeiros portugueses empenhados no combate aos incêndios, e ao mesmo tempo para a minimização dos danos associados a este tipo de catástrofe.

Manuel Ferreira dos Santos
___________________________________
 
[1] Retificado pela Declaração de Retificação n.º 389/2014, de 09/04/2014.
 
 
Anúncios

Discussão

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Anúncios

WOOK

%d bloggers like this: