Anúncios
está a ler...
Segurança

Estado Islâmico

Raro é o dia que não somos confrontados com notícias relativas ao denominado Estado Islâmico (Daech). Ainda hoje a edição do DN nos relata as técnicas utilizadas para recrutar adeptas ocidentais para as suas fileiras devido à escassez de elementos do sexo feminino.

Foram recentemente publicados dois livros que nos permitem compreender um pouco melhor a dinâmica que está associada ao Daech.

estado silâmico1O primeiro deles intitula-se Estado Islâmico-Estado de Terror. Neste livro, os seus autores, Jessica Stern e J. M. Berge, “apresentam, em detalhe, a génese, a evolução e as implicações da influência do Estado Islâmico, analisando o novo modelo de terrorismo que este grupo expandiu, desde o Iraque e a Síria, a uma rede internacional que abrange o Médio Oriente, o Norte de África e outros pontos no mundo. Especialistas em terrorismo e extremismoestado silâmico2 violento, os autores descrevem os métodos usados para aterrorizar cidadãos inocentes e atrair novos soldados, como a propaganda macabra dos seus vídeos, o apelo sedutor do «jihad chique» e a assustadora eficácia nos media”.

O segundo, “Os Combatentes Portugueses do Estado Islâmico”, debruça-se sobre um conjunto de questões, nomeadamente: “O que leva cidadãos aparentemente pacíficos a transformarem subitamente a sua vida e ingressar num mundo de violência e terrorismo? E como foram recrutados para o «Estado Islâmico»? Porque se converteram ao Islão? Qual o seu papel na estrutura do grupo? O jornalista Nuno Tiago Pinto responde a estas e a outras perguntas ao longo de um livro inquietante sobre uma realidade mais próxima de nós do que muitas vezes pensamos”.

Manuel Ferreira dos Santos

Anúncios

Discussão

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Anúncios

WOOK

%d bloggers like this: