Anúncios
está a ler...
Segurança

A escalada de atentados terroristas na Europa

Depois dos recentes atentados na capital belga, e os do ano anterior em Paris, ficou mais claro que a ameaça terrorista de matriz jihadista constitui um desafio estratégico muito complexo para a União Europeia, e que irá continuar a marcar a agenda e as atenções das diversas forças e serviços de segurança no espaço europeu.

Madrid, Londres, Paris e Bruxelas foram os alvos da violência extremista com um enorme impacto destrutivo e mediático, instalando o medo, o reforço das medidas securitárias e produzindo um alerta europeu ao ponto de instaurar o “estado de sítio” conferindo poderes especiais às autoridades como interceptar comunicações, fazer buscas e deter sem mandado judicial.

O ano de 2015 começou com os ataques de 7 a 9 de janeiro contra o semanário satírico Charlie Hebdo, com 12 mortos, incluindo cinco cartunistas, um supermercado de produtos “kosher”, quatro mortos, e uma agente da polícia municipal. Os três jihadistas, acabam abatidos pelas forças de segurança, mas afirmam pertencer à Al-Qaeda na Península Arábica (AQPA) ou ao Daesh, no acrónimo árabe.

Em 14 de fevereiro, um dinamarquês de origem palestiniana, abre fogo com uma arma automática Ampliar portadanum centro cultural onde decorre uma conferência sobre o tema “Arte, blasfémia e liberdade“. O cineasta dinamarquês Finn Norgaard é morto e três polícias ficam feridos. Na mesma noite, o atacante mata um indivíduo judeu em frente a uma sinagoga, atingindo também dois agentes policiais. Termina morto algumas horas mais tarde num tiroteio com a polícia.

No dia 13 de novembro, em Paris na sala de concertos Bataclan, e em vários bares e restaurantes no centro da capital e perto do Estádio de França, em Saint-Denis, ocorreram diversos atentados, complexos e organizados que causaram 130 mortos e mais de 350 feridos. O auto denominado grupo extremista Estado Islâmico, Daesh, reivindicou os ataques.

Em 2016, a 22 março, a tragédia abateu-se sobre Bruxelas, tendo como alvos o aeroporto e uma estação de metro, com um saldo final de 35 mortos e cerca de três centenas de feridos. Mais uma vez, o grupo extremista Estado Islâmico, Daesh, reivindicou os ataques

A par dos ataques registados adicionam-se múltiplas detenções de indivíduos na França, Alemanha, Espanha, Bélgica ou Reino Unido com alegados vínculos ao terrorismo jihadista, associados à com a propaganda e a redes recrutamento e de apoio ao Daesh.

Será que existe alguma possibilidade de evitar novos ataques, considerando que é uma inevitabilidade como preconizam alguns analistas? Acreditar que podemos suprimir por completo o perigo é pouco realista, logo vamos ter que ajustar o nosso quotidiano a esta nova “normalidade”, pois a ameaça terrorista é hoje bem real na Europa.

Debates-Elcano-Amenaza-terrorista-Europa-invitacion-600O Real Instituto Elcano, no próximo dia 14 de Abril, organiza um debate subordinado ao tema “A ameaça terrorista na Europa: desafios e respostas, considerando que após os recentes atentados em Bruxelas e em Paris no ano passado, surgem diversas questões, como:

  • De onde vêm as atuais expressões do terrorismo jihadista na Europa?
  • Quais são as dimensões externas e internas desta ameaça no espaço europeu?
  • E em matéria de política antiterrorista e prevenção da radicalização temos feito o essencial?

Espanha, um país flagelado pelo terrorismo durante mais de 50 anos, mostra desta forma a importância de se gerar um espaço de debate público, com rigor e profundidade da análise e que pretende ajudar a prover linhas estratégicas para a compreensão desta nova realidade internacional, porquanto a Europa não pode dar tréguas a quem promova radicalismos e actos extremos.

Manuel Torres Conde

Anúncios

Discussão

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Anúncios

WOOK

%d bloggers like this: