Anúncios
está a ler...
Segurança

Agentes, chefes e sargentos

Na Escola Prática de Polícia (EPP), terminou mais um curso de formação de agentes da Polícia de Segurança Pública (PSP). Dos 400 novos polícias, 387 irão reforçar o dispositivo desta força de segurança. Para o cidadão incauto que leia as notícias relativas ao assunto, este número poderá parecer um aumento significativo em termos de recursos humanos e como tal um grande contributo para reforçar o sentimento de segurança nas áreas a cargo da PSP.

Basta dividir estes 387 agentes pelos comandos de polícia existentes no país e ilhas adjacentes, acrescentar os que deixam as fileiras pelos mais variados motivos, os que dentro da estrutura mudam para uma das diversas especialidades, para constatarmos que este reforço não passa de uma gota de água no oceano em relação às necessidades reais.

Na mesma escola decorre, neste momento, um Curso de Formação de Chefes, frequentado por 200 formandos, que termina em setembro de 2019. Aproveito para referir que na Guarda Nacional Republicana (GNR), o Curso de Formação de Sargentos, que tem alguma similitude com o de Chefes da PSP, não abre desde 2015 devido ao processo de certificação junto da Agência Nacional de Qualificação. Esta situação parece que se irá arrastar, prevendo-se um défice de 400 sargentos em 2021.

Neste último caso, se tivermos em linha de conta as funções que estatutariamente estão atribuídas à categoria de sargentos, a situação começa a atingir contornos verdadeiramente preocupantes, tanto no plano interno da instituição, como no serviço que é prestado ao cidadão. Para quem for adepto da teoria da conspiração até parece que se está perante uma categoria a extinguir à medida que os lugares vão vagando, com o objetivo final de subsistirem apenas duas categorias: a de oficiais e a de guardas. O expoente máximo do “les uns et les autres” .

L.M.Cabeço

Anúncios

Discussão

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Anúncios

WOOK

Anúncios
%d bloggers like this: