O fim de ano começa-se a aproximar a passos largos e com ele a procura de destinos mais ou menos paradisíacos para comemorar a transição de 2018 para 2019. De acordo com a imprensa nacional, no plano externo, os destinos mais procurados são o Brasil, Cabo Verde e Marrocos.
A este propósito, o jornal espanhol ABC publicou recentemente um artigo contendo uma infografia, onde rapidamente se podem identificar os países mais perigosos, numa gradação que vai do negro (desaconselhável ) ao azul (sem restrições).
O ministério dos Negócios Estrangeiros português também disponibiliza um acervo de informação muito importante sobre esta questão, contendo recomendações sobre as preocupações a ter antes da partida e aquando da chegada ao destino. Além disso, inclui uma lista de países de A a Z, e para cada um deles, dados relativos à informação geral, regime de entrada e de estadia, condições de segurança, transportes, saúde, telecomunicações e informações úteis.
Como dizia o poeta, “há mar e mar, há ir e voltar”. Portanto, qualquer deslocação, sobretudo para lá das fronteiras, deve ser, sempre, rodeada de uma cuidada preparação para que as idas tenham sempre um regresso.
L.M.Cabeço
Discussão
Ainda sem comentários.