Depois do tsunami ocorrido na Indonésia e que até este momento provocou mais de 300 mortos, o vulcão Etna “acordou” e fez tremer a Sicília, obrigando a desviar o tráfego aéreo. Também no centro do Moçambique, um sismo de magnitude 5.5 na escala de Richter feriu dez pessoas e destruiu centenas de casas na província de Manica. Na Europa a ameaça terrorista voltou a pairar em Barcelona.
Entre portas, decorre a operação “Natal Tranquilo”, havendo a registar, até este momento, 830 acidentes, 12 mortos e 21 feridos, um pouco por todo o país. Pouco tranquila foi a noite em Tuizendes, Vila Real, onde, no final de um torneio de sueca, foi morto um dos participantes e feridos outros três, estando o autor dos crimes já em prisão preventiva. Também em S. Pedro da Cova, uma mulher foi esfaqueada pelo vizinho, num bar em Valongo dois homens foram baleados e um outro esfaqueado, e em Santa Maria da Feira, um agente da PSP disparou sobre a esposa, suicidando-se de seguida.
Nas prisões continua a agitação relacionada com a greve dos guardas prisionais. Embora o número de presos tenha diminuído, mercê da alteração ao Código Penal e do recurso às pulseiras eletrónicas em determinados casos, ainda há 26 estabelecimentos prisionais sobrelotados em Portugal.
Não poderíamos deixar de enfatizar que temos mais de 800 militares portugueses que passam o Natal em missões no estrangeiro, tendo sido adiado o projeto “soldado do futuro”. Ainda neste domínio, depois da primeira mulher submarinista e de uma outra a comandar um navio, da primeira mulher a ascender ao generalato, também no Exército, a major Elisabete Silva, depois de ser a primeira mulher a entrar para as armas combatentes do ramo, tornou-se também a primeira a exercer as funções de porta-voz nas Forças Armadas.
Como se não bastasse o acidente de Valongo, ao que consta, dos quatro helicópteros ao serviço do INEM, dois não cumprem os requisitos técnicos exigidos no contrato de 38,7 milhões de euros: um tem pior performance e outro ultrapassa o limite de idade.
Enfim, uma tranquilidade natalícia mitigada.
Sousa dos Santos
Discussão
Ainda sem comentários.