Anúncios
está a ler...
Catástrofes, Proteção Civil, Segurança

Balanços e tendências

SEGCIEFORO último balanço relativo ao tsunami que varreu o litoral do estreito de Sonda, na Indonésia, aponta para 429 mortos e 154 desaparecidos, tendo o geólogo Ricardo Ramalho explicado o que terá estado na sua génese. Números claramente inferiores aos de 2004, mas que não deixam de impressionar, tal como o rasto de destruição que ficou no terreno. Neste momento, faz-se sentir a falta de água potável e de medicamentos que afeta milhares de pessoas.

Em Londres, um português de 25 anos, Wilham Mendes,  pugilista amador, foi assassinado à punhalada, segundo as autoridades no decurso de um assalto. Já tínhamos dado nota que, tal como se menciona na Revista do Expresso de 28/08/2018, a diminuição do investimento na polícia londrina e em políticas de prevenção criminal está a conduzir a capital do Reino Unido à beira do caos com o aumento do número de homicídios, ofensas à integridade física e de outros ilícitos associados à criminalidade violenta. Mais a leste, na Polónia, uma estudante portuguesa de origem guineense queixa-se de agressões com motivação racista (uma tendência em crescendo) na localidade de Sosnowiec, região polaca da Silésia.Texto alt automático indisponível.

Por cá, as estradas continuam a ceifar a vidas, tendo-se registado dois mortos e 194 acidentes na véspera de Natal, ascendendo o total a 1075 acidentes, dos quais resultaram 14 mortos e 27 feridos graves. A Guarda Nacional Republicana (GNR) pede ainda a adoção de uma condução atenta e defensiva, estando atenta a manobras perigosas, à correta sinalização e execução de manobras de ultrapassagem, de mudança de direção e de cedência de passagem, à utilização indevida do telemóvel e ao excesso de velocidade, nas zonas sob sua jurisdição.

Por sua vez, de um acidente de trabalho resultou mais uma vítima mortal, um homem de 50 anos que caiu de um andaime. Segundo a ACT, em 2018, estes acidentes terão originado 115 mortes.  Um outro tipo de sinistro que se verifica com alguma frequência, nesta altura do ano, são os incêndios urbanos (v.g habitações, instalações fabris) e as fugas de gás. Para este cenário, contribui, de sobremaneira, a existência de edifícios velhos (desabitados, ou habitados de forma ilegal), de edifícios construídos na mais absoluta ilegalidade, da promiscuidade entre estabelecimentos comerciais e industriais com zonas habitacionais. E, mesmo naqueles que são construídos e habitados, supostamente obedecendo a todos os requisitos legais, escondem-se equipamentos de gás e de eletricidade, chaminés sujas, lareiras que servem de dispensas, velas, cigarros, aquecedores e braseiras.

Mais um episódio de utilização indevida de armas de fogo, desta vez em Elvas. Um tiroteio num bairro desta cidade provocou um morto durante a madrugada. A vítima foi atingida por um dos vários disparos efetuados contra a viatura em que seguia com mais dois homens. Este caso que se junta a mais uns quantos, alerta-nos para a necessidade de medidas mais eficazes para o controlo de armamento, pondo em causa as operações especiais de prevenção relativas às armas.

Por fim, uma das grandes questões da atualidade é a privacidade, sobretudo associada à utilização das novas tecnologias. A este propósito, a Apple recebeu 185 pedidos do Governo português para aceder a dados dos seus utilizadores, tendo obtido “luz verde” em 137 casos. Acerca desta temática foi recentemente publicada uma obra intitulada “Da privacidade – Significado e Valor”, da autoria de Victor Correia, onde se trata “da privacidade individual, pois é a cada individuo em concreto, singularmente entendido, que se refere tradicionalmente, e também atualmente, o conceito de direito à privacidade”.

Em suma, balanços e tendências preocupantes.

Sousa dos Santos

Anúncios

Discussão

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Anúncios

WOOK

Anúncios
%d bloggers like this: