André Pardal, num artigo de opinião escrito no Público em finais de julho deste ano, refere que “Portugal é um país seguro, mas, num atual quadro de ameaças transnacionais, como o terrorismo, a cibercriminalidade ou a pirataria, e com cada vez mais ténues fronteiras entre o que tradicionalmente se chamaria Segurança e Defesa, umas Forças Armadas desfalcadas e desmotivadas tornam-nos vulneráveis, conforme se comprovou com o triste episódio de Tancos”.
Em torno desta temática, foi lançada recentemente uma obra da autoria do General José Luiz Pinto Ramalho, intitulada Pensar a Defesa Nacional, Pensar as Forças Armadas, onde “o autor oferece uma excelente contribuição para ajudar a reflectir sobre a Defesa Nacional e sobre as nossas Forças Armadas.
No contexto de um país ainda carente de reflexão efectiva, e, em particular, de visão estratégica sobre estas matérias, a presente análise crítica, contendo também a inteligência e a iluminação subjacentes à sua projecção no futuro, revela-se profundamente útil e de leitura imprescindível”.
Manuel Ferreira dos Santos

Discussão
Ainda sem comentários.