A cultura de Informações é a designação dada ao movimento de aproximação dos Serviços de Informações à sociedade com o objetivo de sensibilizar os cidadãos para a importância da salvaguarda dos interesses de cada Estado e para o importante papel que, nesta sede, é desempenhado pelos Serviços, mas também por cada cidadão.
Nesta linha, decorre de 7 de outubro a 21 de novembro de 2019 a 3ª fase de candidaturas para a 7ª edição da Pós-Graduação em Gestão de Informações e Segurança, desenvolvida no âmbito de uma parceria entre o Instituto da Defesa Nacional (IDN), a Nova Information Management School (Nova-IMS) e o Sistema de Informações da República Portuguesa (SIRP). Esta pós-graduação, com duração de 2 semestres, decorrerá entre fevereiro e dezembro de 2020. As aulas terão lugar à sexta-feira das 18h30 às 22h30 e ao sábado das 9h00 às 13h00, nas instalações da Nova-IMS, em Lisboa.
O curso destina-se a licenciados em qualquer área compatível que desejem adquirir competências relativas aos estudos de segurança e estudos estratégicos ou atualizar os seus conhecimentos e explorar novas perspetivas, face às atuais teorizações e temáticas. Entre os potenciais destinatários destacam-se aqueles que têm responsabilidades nas áreas das informações e segurança, em particular, elementos das forças e serviços de segurança, militares, gestores que trabalham em áreas de suporte à tomada de decisão e competitive intelligence, técnicos de ONG’s, outros técnicos da administração pública com responsabilidade ao nível da gestão de informação.
Este curso vem assim responder aos desafios impostos pelo novo enquadramento da segurança internacional e da defesa, e pelos desafios da globalização que configuram as relações de poderes mundiais, nos quais os processos de decisão estratégica e o enquadramento da segurança e das informações devem ser equacionados.
J.M.Ferreira
Discussão
Ainda sem comentários.