está a ler...
Cibersegurança, Defesa

Guerra e Paz

Diversos indicadores apontam para uma mudança do xadrez político internacional.Wook.pt - Guerra e Paz – Uma História Política do Mundo Ainda ontem, Irão, China e Rússia iniciaram exercícios navais conjuntos no Oceano Índico e no Golfo de Omã, porta de entrada do Golfo Pérsico, por onde passa cerca de um quinto do petróleo mundial.

Noutra zona do globo, a Líbia, país mergulhado num caos político e securitário desde a queda de Kadhafi em 2011, tornou-se um alvo apetecível para a Rússia, apoiante da administração paralela do comandante Khalifa Haftar do Exército Nacional Líbio, que domina o leste do país a partir de Tobruk. Por sua vez, a Turquia que pretende controlar o gás natural no Mediterrâneo Oriental e criar uma zona económica exclusiva, decidiu enviar tropas para a Líbia, depois de o governo do Acordo Nacional que controla Tripoli, liderado pelo primeiro-ministro Fayez al-Sarraj, o ter solicitado.

Por outro lado, ficámos a saber que 261 pessoas por dia entram na Europa, quase todas através do Mediterrâneo, sendo a Líbia um dos principais pontos de partida.

Além disso, a Rússia, para se afirmar no panorama internacional, testou com sucesso uma alternativa à Internet e anunciou a entrada em funcionamento dos seus primeiros mísseis hipersónicos Avangard. Por fim, a China utilizou ontem o seu novo porta-aviões, o Shandong, para lançar um aviso a Taiwan antes das presidenciais.

Neste momento de tensões geopolíticas crescentes, Guerra e Paz – Uma História Política do Mundo mostra como é que chegámos aonde estamos atualmente – e porque é que não devemos dar por certa a paz. Uma visão global de três mil anos de história, o livro descreve e explica os sucessivos períodos de guerra e de paz, desde o Antigo Egito até à Dinastia Han, da Pax Romana ao surgimento do Islão, das primeiras conferências de paz à criação das Nações Unidas.

Manuel Ferreira dos Santos

Discussão

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

WOOK

%d bloggers like this: