está a ler...
Catástrofes, Segurança

Conferência internacional de riscos urbanos

As catástrofes, de há algumas décadas a esta parte, começaram a surgir a um ritmo mais acelerado, comcat3 características cada vez mais perigosas e devastadoras, o que se deve a vários fatores tais como as mudanças climáticas, a expansão urbana, a conflitualidade e o crescimento demográfico. Além das vítimas, as catástrofes deixam atrás de si um rasto de destruição, nas infraestruturas públicas, designadamente nas redes viárias, portos, aeroportos, abastecimento de água, eletricidade, saneamento e telecomunicações, no parque habitacional, estabelecimentos comerciais, terrenos industriais e agrícolas, património natural e cultural.

A este propósito, realiza-se nos dias 23, 24 e 25 de junho de 2022, em Lisboa, a 2.ª Conferência Internacional sobre Riscos Urbanos (ICUR 2022). Neste evento serão abordados fenómenos naturais e tecnológicos, riscos ambientais e de saúde, riscos sociais, gestão, mitigação e comunicação de riscos, planeamento e resposta a emergências:

  • Gestão do risco e da emergência
  • Riscos urbanos induzidos por fenómenos naturais
  • Infraestruturas críticas e efeitos em cascata
  • Riscos ambientais urbanos, saúde e sustentabilidade
  • Proteção do património cultural e centros históricos contra os riscos
  • Riscos sociais num mundo em mudança
  • Participação pública e comunicação do risco
  • Avaliação multi-perigo para áreas urbanas resilientes e sustentáveis

É objetivo da Conferência a partilha de experiências e boas práticas visando tornar a sociedade mais resiliente a estes fenómenos. Os públicos alvo são preferencialmente técnicos, investigadores, estudantes e, no geral, responsáveis pela segurança dos cidadãos.

Um evento de extrema importância, tendo em conta os temas abordados e os palestrantes.

Manuel Ferreira dos Santos

Discussão

Ainda sem comentários.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

WOOK