está a ler...
Ambiente, Segurança

Água – uma biografia

Pedro Murta Castro

A existência de água constitui uma marca distintiva da Terra em relação aos outros planetas do sistema solar, sendo o líquido vital por excelência, sem o qual não há vida. Da desigualdade na sua distribuição,Wook.pt - Água: Uma Biografia podem resultar conflitos internacionais para que os intervenientes consigam obter o domínio das reservas de água potável. A sua escassez é agravada, pelas alterações climáticas e consequente diminuição de chuvas em muitas regiões, pelo crescimento demográfico, pela concentração em grandes aglomerados populacionais e consequente utilização doméstica deste líquido quer pela industrialização, quer pela agricultura intensiva, ao que acresce a poluição daí resultante, o que se traduz numa alteração da permeabilidade dos solos, na sua contaminação pelos resíduos resultantes destas atividades.

A este propósito, da autoria de Giulio Boccaletti (reconhecido especialista na segurança de recursos naturais e sustentabilidade ambiental) , foi recentemente colocado à disposição dos leitores um livro intitulado: Água: Uma Biografia.

Na sua apresentação refere-se que “a água é um bem essencial para a Humanidade. A sua posse, gestão e distribuição ao longo dos milénios moldou a civilização numa história que abrange continentes e que não se faz apenas de geografia e engenharia, mas essencialmente de política e estratégia. Dos primeiros agricultores sedentários até às grandes obras de engenharia atual que alteram o curso de rios e permitem armazenar este recurso fundamental, a água acompanhou de perto a história do Homem. Ela foi responsável pela ascensão e queda de impérios, por conflitos políticos que duram até hoje e por grandes crises ambientais. É impossível compreender o mundo atual sem conhecer a nossa relação com a água”.

Naquele que foi considerado um dos melhores livro de 2021 pelo The Economist e uma análise fascinante pelo Library Journal, Giulio Boccaletti oferece-nos uma visão para percebermos melhor a relação da sociedade com a água e a sua total dependência daquela que é a substância mais elementar do planeta.

Discussão

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

WOOK

%d bloggers like this: