está a ler...
Catástrofes, Defesa, Relações Internacionais

Ucrânia

Wook.pt - Ucrânia - 35 Pontos Fundamentais para Entender a Invasão RussaO dia 84 da guerra na Ucrânia ficou marcado pela rendição de uma parte significativa do contingente ucraniano que se encontrava no interior das instalações do complexo siderúrgico de Azovstal e pelo julgamento de um soldado russo considerado autor de crimes de guerra. Além disso, ficámos a saber que o primeiro ministro português e o presidente da Assembleia da República aceitaram um convite para se deslocarem a Kiev, esperando-se a todo o momento a expulsão de funcionários diplomáticos portugueses em Moscovo.

Portanto, aquilo que foi denominado pelos russos como operação militar especial com uma duração limitada no tempo (uma semana a 15 dias), estará para durar e provocar cada vez mais danos colaterais.

Para melhor entendermos esta dinâmica, aconselhamos a leitura de três obras, a primeira delas da autoria de Rui Cardoso, intitulada   Ucrânia – 35 Pontos Fundamentais para Entender a Invasão Russa. Ao longo das páginas faz-se uma incursão pela história da Ucrânia, passando por temas como a expansão daWook.pt - Entre Dois Fogos NATO, o mito do genocídio de russófonos no Donbass, a transformação de Putin aos olhos do exterior, a improvável ascensão de Zelensky, a tenacidade dos invadidos e as fraquezas dos invasores, o equipamento militar utilizado de ambos os lados e as armas proibidas por leis internacionais, sem esquecer a ameaça do nuclear .

A outra, Entre Dois Fogos – Verdade, ambição e compromisso na Rússia de Putin escrita por Joshua Yaffatraça um retrato das lutas internas travadas entre os que Wook.pt - A Rússia de Putinsustentam o autoritarismo de Putin, falando-nos dos mais destacados políticos, empresários, e até artistas e historiadores, que construíram as suas carreiras e identidades à sombra do regime de Putin. 

Por fim, A Rússia de Putin, a ascensão de um ditador, onde  Darryl Cunningham retrata o percurso de Putin dos pátios atulhados de lixo e ratazanas em Leningrado, onde cresceu, às guerras na Síria, Geórgia e na Ucrânia, como chegou à KGB, como singrou dentro dos serviços secretos russos, como formou um cartel de crime à sua volta e como viu o seu nome envolvido nos brutais assassinatos de Boris Nemtso (opositor político), Anna Politkovskaya (jornalista) e do ex-espião Alexander Litvinenko.

L.M.Cabeço

Discussão

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

WOOK

%d bloggers like this: