está a ler...
Criminologia, Investigação Criminal, Justiça

Novos Desafios à Investigação sobre Criminalidade Organizada

Decorre nos dias 11 e 12 de maio de 2023, uma conferência subordinada ao tema: “Novos Desafios à investigação sobre Criminalidade Organizada”. Este evento é promovido pela Escola de Criminologia da FDUP e pelo CJS.

De acordo com a informação disponibilizada, num contexto de forte globalização e de emergência de novas tecnologias, o crime tem vindo a adotar novas práticas e em diferentes contextos, envolvendo delinquentes tecnicamente mais bem preparados e atualizados, e crescentemente organizados numa estrutura reticular. Em resposta a esta tendência, a investigação criminal assim como a investigação académica sobre o fenómeno criminal pedem o uso do conhecimento acumulado em outras áreas (e.g., matemática) para além da Criminologia, sendo o reflexo de que, afinal, o conhecimento e o uso que dele é feito, respeitam a uma organização de sistema, um sistema de conceitos, de linguagens, de métodos e de métricas. Os avanços mais recentes no processamento de dados sobre o fenómeno criminal têm sido muito significativos, com impacto na forma como aqueles são recolhidos e organizados, assim como nos métodos e nas técnicas utilizados para produzir informação útil para uso na investigação criminal e académica”.

Uma iniciativa que reunirá “investigadores da área da Criminologia e de áreas afins, agentes de órgãos de polícia criminal e outros profissionais do sistema de justiça, que debaterão os desafios que as novas tecnologias, os novos métodos de análise de dados (e.g., análise de redes criminais), têm suscitado no desenvolvimento do conhecimento académico e na prática da investigação criminal e no sistema de justiça”.

Sousa dos Santos

Discussão

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

WOOK

%d bloggers gostam disto: