está a ler...
Relações Internacionais, Segurança

Segurança da Europa ao Indo-Pacífico

O Clube de Lisboa organiza no próximo dia 3 de março uma conferência sobre a Segurança da Europa ao Indo-Pacífico. SEIPRefere-se na respetiva apresentação que desde finais da última década, o panorama económico mundial tem vindo a deteriorar-se, em vários domínios, desde o aumento das emissões de CO2 e a pandemia de Covid-19, a quebras em partes das cadeias de produção e distribuição. Este cenário, já de si complexo, tem sido agravado desde o início da presente década por carências na oferta de energia e pelo aumento da inflação e dívida externa, afetando países mais e menos desenvolvidos – estes últimos a terem de lidar em paralelo com problemas humanitários e necessidade de modernização das economias.

A estas circunstâncias somam-se crescentes preocupações de segurança em diversas partes do mundo, desde as regiões do Indo-Pacífico à Europa, neste último caso com maior gravidade desde fevereiro de 2022, dada a invasão militar russa da Ucrânia e o regresso da guerra a território europeu. Este quadro desenrola-se em contextos de erosão do multilateralismo e de crescente rivalidade e competição entre grandes potências. Uma ordem internacional ainda difusa está em formação, com implicações pelo respeito de regras comumente acordadas, num cenário de aumento de multipolaridades e de apetências por jogos de poder.

A Conferência divide-se em quatro painéis temáticos: a Guerra na Europa, com o impacto da invasão da Ucrânia nas relações UE–NATO; a Segurança no Indo-Pacífico, com o aumento de conflitos e disputas nas duas regiões; a Energia e os alimentos como armas estratégicas, com as interconexões entre guerra, transição energética e segurança alimentar; e, finalmente, o painel Entre multilateralismo e o poder do mais forte, sobre a erosão do direito internacional, e as dinâmicas multipolares que se desenham face ao aumento das ameaças.

Inscrições gratuitas e interpretação simultânea de português e inglês disponível.

L.M.Cabeço

Discussão

Ainda sem comentários.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

WOOK