está a ler...
Defesa Nacional

Marinha – aquisição de serviços de manutenção

Relativamente a esta temática, foi publicada hoje uma Resolução do Conselho de Ministros (RCM), datada de 02/03/2023, onde se refere que:

  • A Marinha, no cumprimento das missões que lhe estão atribuídas, opera diversos navios, de vários tipos e com diferentes configurações, que devem estar operacionais e assegurar um grau de prontidão adequado à especificidade da missão a desempenhar, em segurança, com fiabilidade e capacidade operacional apropriados”.
  • Esse planeamento não pode incidir unicamente sobre os navios enquanto tal, mas também sobre os respetivos sistemas integrantes, tais como motores, sistemas militares de sensores e armas, componentes diversos, sistemas e subsistemas associados. Este desiderato exige um planeamento a vários anos, observando não só necessidades operacionais, mas também logísticas, e uma disponibilidade de capacidade de intervenção em ações de manutenção não previstas e mesmo urgentes.

Neste contexto, esta RCM, autoriza a Marinha a realizar a despesa relativa à aquisição de serviços de manutenção planeada, eventual e urgente para as unidades navais, à Arsenal do Alfeite, S. A., no âmbito do contrato de concessão em vigor, para os anos de 2023 a 2025, até ao montante global máximo de (euro) 39 000 000,00, ao qual acresce o imposto sobre o valor acrescentado (IVA) à taxa legal em vigor.

Três notas finais, a RCM não incide sobre os navios patrulha (Zaire, Tejo, Douro e Mondego). Além disso, não deixa de ser estranho que este diploma tenha sido publicado após os problemas de operacionalidade que ocorreram com o NRP Mondego em serviço no arquipélago da Madeira e que tanta tinta já fizeram correr. Por fim, como sempre neste país, existe um enorme fosso entre o que se escreve, neste caso no preâmbulo da RCM, e a concretização, entre a intenção e a ação. Os resultados desse fosso, no caso concreto das Forças Armadas, estão à vista. Sobre esta questão, a entrevista do General Pinto Ramalho, ontem, na SIC, foi extraordinariamente esclarecedora.

L.M.Cabeço

Advertisement

Discussão

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

WOOK

%d bloggers gostam disto: