está a ler...
Defesa, Relações Internacionais

“Eu, Marat, Ex-Comandante do Grupo Wagner”

Eu, Marat, Ex-Comandante do Grupo WagnerO Grupo Wagner é uma empresa militar privada com fortes ligações ao governo russo. Entrou em ação pela primeira vez durante a anexação da Crimeia pela Rússia em 2014, tendo atualmente uma área geográfica de atuação bastante alargada: Donbass na Ucrânia, Síria, Líbia, zonas de conflito na África subsaariana como Moçambique, o Mali e a República Centro Africana. Recentemente teve um papel preponderante em Bakhmut na Ucrânia.

Em torno deste tema, foi recentemente publicado um livro, da autoria de Marat Gabidullin, intitulado Eu, Marat, Ex-Comandante do Grupo Wagner – No coração do exército secreto de Vladimir Putin.

O autor é um antigo comandante, combateu o Ísis na Síria como mercenário do Grupo Wagner, trata-se “de uma história profundamente russa, a história de uma rutura e de uma redenção. A aventura de um soldado da fortuna ao serviço de um exército que oficialmente não existe. Foi para existir que Marat decidiu escrever. A inscrição em papel de uma história até agora reprimida pelas autoridades do seu país. A Verdade, uma palavra muito exigente, é a razão de ser desta narrativa em primeira pessoa”.

Uma leitura que certamente permitirá conhecer de forma mais aprofundada os meandros desta organização.

Sousa dos Santos

Discussão

Ainda sem comentários.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

WOOK