está a ler...
Defesa

A Defesa e as polémicas

Nos termos da Lei de Defesa Nacional, a defesa nacional tem por objetivos garantir a soberania doQuando Tudo é uma Arma Estado, a independência nacional e a integridade territorial de Portugal, bem como assegurar a liberdade e a segurança das populações e a proteção dos valores fundamentais da ordem constitucional contra qualquer agressão ou ameaça externas. O Governo é o órgão de condução da política de defesa nacional e das Forças Armadas e o órgão superior de administração da defesa nacional e das Forças Armadas.

Esta área nobre da soberania está envolvida em mais uma polémica. Desta feita, estão em causa as afirmações de Paulo Branco, ex-diretor de Serviços de Gestão Financeira do Ministério da Defesa Nacio­nal relativamente às investigações académicas de Helena Carreiras (atual ministra da Defesa), as quais apenas serviriam para dar um “carimbo científico” aos dados que eram recolhidos pela Direção-Geral do ministério.

A ser verdade, um artigo que deve ser lido com atenção para termos a noção de como se chega a determinadas conclusões neste país. E o mais grave, é que depois com base nelas podem-se tomar decisões com os resultados de todos conhecidos. Mais um caso merecedor de uma “investigação científica aprofundada” com múltiplos “grupos de trabalho” e diversas “equipas multidisciplinares”

Entretanto, segundo o DN, a ministra da Defesa afirmou que  «vai “reagir fortemente contra falsidades, mentiras que coloquem em causa” o seu trabalho enquanto investigadora na área das Forças Armadas e de sociologia militar».

Por fim, ainda neste domínio, foi recentemente publicado um livro intitulado Quando Tudo é uma Arma, da autoria de Mark Galeotti. Esta obra surge numa altura em que o conflito tradicional tornou-se demasiado caro para ser uma opção preferencial, demasiado impopular dentro de portas, e demasiado difícil de gerir, permitindo a compreensão desta nova dinâmica e assumindo-se como um manual de campo para a guerra do século XXI.

Sousa dos Santos

Discussão

Ainda sem comentários.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

WOOK