Em Portugal, de acordo com o último Relatório de Segurança Interna, em 2013 registaram-se 116 homicídios, embora haja discrepância relativamente aos números apresentados pela Polícia Judiciária, dado que segundo esta polícia o número real ascenderá a 150, o que se deve ao facto de nalguns casos só no final da investigação se concluir que se está perante um crime desta natureza.
Por outro lado, segundo Carlos Anjos, presidente da Comissão de Proteção às Vítimas de Crime, 40 destes homicídios resultaram do crime de violência doméstica, o que permite concluir que cerca de um terço dos homicídios ocorre dentro da família.
Neste âmbito, o UNODC – United Nations Office on Drugs and Crime lançou recentemente um relatório denominado Global Study on Homicide 2013 onde se retrata o panorama mundial sobre este tipo de crime, referindo-se no documento que em 2012 o número de homicídios cifrou-se em 437.000 mil, sendo que cerca de 80% das vítimas e 95% dos agressores são do sexo masculino. Por outro lado, 15% da totalidade dos homicídios estão relacionados com a violência doméstica.
J.M.Ferreira

Discussão
Ainda sem comentários.