Foi recentemente publicada a versão final do World Drug Report 2014, o qual nos fornece uma visão anual, de cariz global, sobre a questão da droga, nomeadamente no que se refere aos mercados, tipos de substâncias, consumo, modalidades de tráfico e rotas associadas.
Na primeira parte o Relatório dá-nos conta dos últimos desenvolvimentos em relação aos opiáceos, cocaína, cannabis e anfetaminas e o seu impacto na saúde. Na segunda parte o documento incide sobre o controlo de precursores químicos utilizados no fabrico de drogas.
De acordo com os dados disponíveis sobre a oferta e a procura, conclui-se que em geral a situação mundial, no que diz respeito à prevalência de uso de drogas ilícitas é geralmente estável, com o total mundial do número de consumidores cada vez mais compatível com o crescimento da população. Ressalva-se, contudo, que cada zona do globo apresenta as suas particularidades em relação a drogas específicas.
Refere-se ainda que o uso de múltiplas drogas, ou seja a utilização de duas ou mais, ao mesmo tempo ou sequencialmente, assume dimensões preocupantes, tanto em termos de saúde pública, como na perspetiva do controlo tráfico e consumo destas substâncias.
Pedro Murta Castro
Discussão
Ainda sem comentários.