Decorrerá nos dias 30 e 31 de Outubro de 2014, no Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra, a I Conferência do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses (INMLCF, I.P.).
Francisco Brízida Martins, presidente deste Instituto, refere que através desta iniciativa se pretende “transformar a I Conferência do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses” numa ampla troca de reflexões, de partilha de saberes, de debate franco e aberto”. Afirmando ainda que “a Conferência do INMLCF será o espaço privilegiado para, a partir de agora, sempre no final de Outubro de cada ano, refletir sobre a Medicina Legal e as Ciências Forenses, seus desafios, avanços e recuos, numa sociedade que espera cada vez mais de nós”.
Por sua vez segundo João Pinheiro, vice-presidente do INMLCF, I.P. e presidente da comissão científica, existe uma opção por “um modelo diferente que privilegiará a afirmação do INMLCF, I.P. como um centro pericial por excelência, mas também como uma força essencial de desenvolvimento e investigação no mundo forense, com os olhos postos no futuro, aquém e além-fronteiras. A ciência deve, mais do que ser feita, ser comunicada e o INMLCF, I.P. nem sempre tem sabido afirmar-se nesse campo. Procuramos, por isso, estimular todos e cada um dos nossos dedicados profissionais a abraçar o escrutínio científico, onde o debate é essencial e a troca de diferentes pontos de vista enriquecedora”.
O programa científico da conferência abrange um conjunto de temas, nomeadamente a violência doméstica, os crimes contra a humanidade, os desastres de massa, a a sinistralidade rodoviária associada à droga e ao álcool, bem como toda a dinâmica que se inicia no local do crime e desemboca no julgamento.
Pedro Murta Castro
Discussão
Ainda sem comentários.