A toxicologia tem como principal objetivo a identificação e a quantificação dos efeitos adversos associados com a exposição a determinados agentes. A toxicologia forense diz respeito ao conjunto de técnicas e conhecimentos toxicológicos aplicadas em situações relacionadas com questões judiciais tendo em vista reconhecer, identificar e quantificar o risco relativo da exposição humana a agentes tóxicos.
Sobre esta temática foi recentemente lançado uma obra da autoria de Félix Dias Carvalho, Maria de Lourdes Bastos, Ricardo Jorge Dinis-Oliveira, a qual proporciona conhecimentos diferenciados sobre a atividade pericial em Toxicologia Forense, constituindo-se como suporte pedagógico de cursos superiores de pré e pós-graduação nas áreas forenses, e como ferramenta de trabalho para Peritos Forenses.
No âmbito das Ciências Forenses, irá decorrer, entre 12 e 13 de fevereiro, o 1.º congresso da Associação Portuguesa de Ciências Forenses e o 4.º Congresso sobre o Abuso e Negligência de Crianças, incidindo sobre a “emergência das ciências forenses” e “as experiências adversas na infância: consequências dos maus tratos para a saúde”.
Para terminar, gostaria de dar nota da publicação da revista Evidence Technology Magazine, versão eletrónica, volume 13 – ano 2015, com artigos de excecional interesse para os profissionais das ciências forenses.
Pedro Murta Castro
Discussão
Ainda sem comentários.