Anúncios
está a ler...
Defesa

Força Aérea – abertura de concurso

Nos termos do Estatuto dos Militares das Forças Armadas (EMFAR), aprovado pelo Decreto -Lei n.º 90/15 de 29 de maio e ao abrigo da Lei do Serviço Militar (LSM) e respetivo Regulamento (RLSM), aprovados pela Lei n.º 174/99 de 21 de setembro, e pelo Decreto -Lei n.º 289/2000 de 14 de novembro, pelo Aviso n.º 2318/2017 foi aberto o Concurso de admissão ao Curso de Formação de Praças do Regime de Contrato da Força Aérea — 01/2017.

RECRUTAMENTOEste concurso surge numa altura que as Forças Armadas se debatem com falta de efetivos,estando neste momento em estudo o alargamento dos contratos dos militares até aos 18 anos. Esta solução, na nossa opinião ainda vem fragilizar mais a reintegração dos militares na vida civil devido à idade que atingem no final do contrato. Para contornar este problema, o governo sueco anunciou recentemente que vai restabelecer o serviço militar obrigatório, sete anos depois de o ter abolido, ultrapassando a falta de soldados e fazendo face à falta de segurança na região, devido às tensões com a Rússia.

Terminamos citando o General Gabriel do Espírito Santo, no editorial da Revista Militar de Novembro de 2004, onde, a dado passo, escreveu que «Portugal atravessa momentos de crise nos nascimentos, o que significa um dos envelhecimentos da população mais rápidos na Europa; a crise de crescimento económico vai ter consequências no emprego e no investimento, agravando tensões sociais; a miscigenação de culturas, com uma imigração descontrolada, não se faz sem controlar conflitos; as finanças públicas não têm capacidade para enfrentar custos crescentes dos aparelhos militares profissionalizados. Resultado? A Instituição Militar terá tendência a desaparecer na intenção de dirigentes e a renascer na vontade da Nação. Como diria um velho de Cabinda, quando via o pássaro tentar bicar em pau rijo “pica-pau, pica-pau, tu é que fazes as tuas dores de dentes!”».

Chegará o dia em que a única opção será seguir o modelo sueco.

Manuel Ferreira dos Santos

Anúncios

Discussão

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Anúncios

WOOK

%d bloggers like this: