Anúncios
está a ler...
Cibersegurança, Defesa, Forças Armadas, Relações Internacionais

Centro para a Defesa do Atlântico

O oceano Atlântico constitui um vasto espaço geopolítico e geoestratégico, liga três continentes, constitui uma fonte de recursos naturais, integra importantes rotas marítimas, sendo os desafios e as ameaças à segurança desta zona do globo múltiplos, complexos e de diversas fontes e natureza.

Tal como se refere na Estratégia Nacional para o MAR 2013-2020, “o Mar tem sido um elemento marcante na História de Portugal. A ligação de Portugal ao mar ganhou maior relevância durante a época dos Descobrimentos e marcouWook.pt - Teoria Política e Geoestratégia decisivamente o início do processo de globalização. As trocas comerciais, culturais, científicas e tecnológicas daí resultantes promoveram o grande desenvolvimento do nosso país e marcaram definitivamente os processos de transmissão de conhecimento e de interação entre os povos. Foi no quadro desse contexto histórico que se desenvolveu um país com um caráter fortemente marítimo, expresso em valores históricos e culturais que, no seu todo, nos definem e que sublinham uma relação fortemente afetiva dos portugueses com o mar”.

Para colmatar as lacunas existentes no espaço Atlântico e contribuir para o reforço da afirmação de Portugal como produtor de segurança junto da ONU[1], daUE, da OTAN[2], da CPLP, da UA, de aliados como os EUA e da comunidade internacional em geral, através da Resolução do Conselho de Ministros n.º 66/2018, foi criado o Centro para a Defesa do Atlântico (CeDA)  na Ilha Terceira, Açores.

O CeDA constitui uma aposta no desenvolvimento de capacidades associadas à defesa no espaço Atlântico, ficará instalado na Base Aérea n.º 4, nas Lajes, focando-se no domínio da segurança marítima, mas igualmente com um alcance nos domínios terrestre, aéreo e da ciberdefesa.

Manuel Ferreira dos Santos

______________________

[1] Conselho de Segurança das Nações Unidas – Resoluções n.ºs 2018, de 2011, e 2039, de 2012, referentes à pirataria e aos assaltos armados na área do golfo da Guiné.

[2] Cimeira de Gales de 2014 e Cimeira de Varsóvia de 2016.

Anúncios

Discussão

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Anúncios

WOOK

Anúncios
%d bloggers like this: